terça-feira, 27 de julho de 2010

Desenhando



   A Fabi é a definição mais pura de alegria que conheço. Do alto dos seus 6 anos, ela é a vida acontecendo em todas as suas nuances. Ela é a resposta, mas principalmente a pergunta: "mas por que, Fátima?"
   __ Vamos desenhar? Eu desenho nessa folha e você nessa.
   E lá fui eu. Fazer meu único desenho de paisagem que faço desde que estava na escola primária: a árvore, a casinha, a montanha, um riozinho... E pinto tudo como "deveria" ser: a árvore verde com o caule marrom, a flor vermelha, o céu azul... é o meu melhor!
   __ O que você desenhou aí, Fátima?
   __ Uma casinha na montanha.
   __ Você não fez o passarinho? Cadê a menina que mora nessa casinha?
   Eu não estava preparada para tantas perguntas!
   __ Deixa eu ver o seu desenho.
   Ela me mostra, orgulhosa, sua folha inteiramente preenchida, colorida, gotejando vida.
   __ Esse menino foi subir na montanha e caiu. Aí veio o avião cor-de-rosa de menina e salvou o menino. Essa menina tem asa de bailarina. Esses passarinhos voam que nem a menina.
   __ ?
  Tanta cor, tanta ação, tanta coisa acontecendo naquela cabecinha que ainda não foi enquadrada, que ainda não foi preconceituada.
   
Será que quando eu crescer eu voltarei a ser como ela?

Nenhum comentário:

Postar um comentário